Como abandonar o peso da culpa

Você já sentiu-se pesada? Sentiu como se tivesse um peso enorme nas costas que te impossibilitasse de sair do lugar?

Muitas vezes não conseguimos enxergar a vida com a leveza porque nós mesmas estamos pesadas. E sabe o que nos pesa? A culpa!

Errar é humano. De fato, cometer erros é uma parte fundamental do aprendizado emocional. Todas nós estamos sujeitas a cometer falhas.

Sejam por decisões incertas, por momentos errados, por falta de experiência ou por ausência de comunicação, acabamos errando com os outros. E pior, acabamos errando com nós mesmas.

Veja como se livrar do peso da culpa com o curso A Arte de Conquistar

Tais erros podem gerar culpas, culpas estas que nos deixam pesadas. Corremos o risco de adicionar um grama a mais no peso de nossa “casca” emocional.

Quando alguém nos perdoa é algo realmente muito satisfatório. Porém, antes de tudo, devemos perdoar a nós mesmas.

Foi pensando nisso que separei aqui três conselhos para você exercitar a DESculpa.

 

Confira os cursos estão mudando as vidas de milhares de mulheres

3 conselhos para você se livrar da culpa

  • Entenda o que te levou ao sentimento de culpa

Certas emoções são responsáveis pela culpa: medo, insegurança, ansiedade, inveja, …. é necessário, portanto, entender os sentimentos que causam a culpa para, então, nos livrarmos dela. Para nos desculpar.

Quer um conselho? Desenhe um roteiro mental da sua vida, pensando no que te fez chegar até aqui e nos motivos que te levam a sentir o peso da culpa. Então pense como “curar” essas feridas para depois curar a culpa.

  • Assuma a responsabilidade

Antes de desculpar alguém, precisamos entender a responsabilidade que esta pessoa tem. O mesmo acontece quando precisamos desculpar a nós mesmas: Nos responsabilizar pelas nossas ações e pelos nossos erros implica um enorme esforço de nossa parte. Faz com que entendamos nossos erros e aprendamos a não mais cometê-los. Passamos a entender como aprendizado e não culpa.

  • Exercite o perdão

Se apoie nos resultados dos conselhos anteriores e se dê a oportunidade de se desculpar. Entenda de onde vem o medo, a ansiedade, … depois entenda os seus erros para, então, se desculpar.

Percorrer todo o caminho é necessário para se permitir falhar, aprender e se desculpar.

Aproveite cada dia como uma oportunidade de acertar e se livre da culpa. Se Desculpe.