Como superar a traição?

perdoe_aAo se deparar com esse fato, passamos pelo sentimento de abandono. Encarar a traição é um processo doloroso, mas também libertador. Isso porque em algum momento é necessário encarar a situação e superar. Só superamos uma traição através do exercício de perdoar. Para isso, eu te apresento aqui três dicas de como perdoar o outro. Vamos aprender juntos?

  1. Saber que o perdão não é reconciliação

Quando você pensar em quem te magoou é importante refletir: esse perdão envolve eu me aproximar dessa pessoa? Tem gente que confunde o perdão com reconciliação, e essas são duas coisas diferentes. Muitas pessoas se reconciliam sem perdoar. O resultado é que a dor continua. Mas não vamos julgar, cada pessoa tem uma história e percorreu uma trajetória. Vamos focar no seu caso: o perdão envolve uma reconciliação? Às vezes muita gente não perdoa porque pensa que terá de se reconciliar. Separe as duas coisas e entenda o que seu coração está pedindo.

  1. Pense nessa pessoa

Imagine essa pessoa sorrindo, feche os olhos e visualize a pessoa triste. A partir disso, analise: o quanto ela é importante na sua vida e para você? Às vezes a circunstância que envolveu a traição é tão pequena perto do que a pessoa significa para você e a resposta envolvendo o perdão está dentro de ti. O mais importante desse exercício é levar essa pessoa para dentro de você sem fugir, isso porque quanto mais resistimos, mais ficaremos batendo na mesma tecla. Quando somos traídos, só queremos pensar naquele assunto, mas é importante entender que essa pessoa é humana e erra como tantas outras. O quão importante ela é? Quando você tiver essa resposta, o perdão é automático.

  1. Escreva uma carta

Escreva em uma carta tudo aquilo que você gostaria de dizer a essa pessoa: diga o que ela te fez sentir, o quanto ela te machucou, escreva um livro se necessário. Quanto mais escrever melhor. Te digo o motivo: essa carta serve como um instrumento para que você coloque todos os seus sentimentos para fora, tirando da cabeça esse pensamento predominante. A partir desse exercício, você materializa o que pensou. Não precisa entregar, a carta é para você desabafar.

Escolha perdoar

O perdão que você direciona ao outro, volta infinitamente para você e liberta. Eu escolho esse caminho como for de ir de encontro à minha felicidade e à prosperidade em minha vida. É através desse poderoso ato que é possível encontrar possibilidades infinitas para se inspirar a ter a vida que você merece. Quer viver melhor? Perdoe.

Leia o primeiro texto da série – “Fui Traída e agora”

 

Miria Kutcher

Miria Kutcher é especialista em relacionamento, seja amoroso, familiar, com clientes, etc.. Autora dos programas de coaching online “Pronta para o Romance”,  e “A Roda do Sucesso”, entre outros. Conheça mais de seu trabalho no site www.miriakutcher.com.br.